O que há de melhor num advogado é que ele está lá quando não há mais ninguém.
Rolland Dumas, Advogado e Político francês, 1922-? (citação extraída de «Advocacia – As Melhores Citações», por Helena Resende da Silva, Edição de Maio de 2004, pág. 37)

Senha de Acesso

Sócios

• Nuno Pinto da Costa Lumbrales

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1964, tem uma larga experiência
    de contencioso, tendo ao longo da sua carreira patrocinado várias instituições financeiras dos sectores
    bancário, segurador e energético.

Foi director de contencioso da Petróleos de Portugal – Petrogal, S.A., cargo que ocupou entre 1983 e
    2000.
    Exerceu igualmente funções de Administrador, membro de Conselho Fiscal e de Assembleia-Geral de
    várias sociedades.

Em Dezembro de 2009, fundou a Lumbrales & Associados – Sociedade de Advogados, R. L..

Idiomas: Português, Espanhol, Inglês e Francês.

• Fotografia: João Reis
    Nuno Botelho Moniz Lumbrales

Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa em 1999, na vertente de ciências jurídico-criminais, e Mestre em Direito pela Universidade Católica Portuguesa em 2004, na área de especialização de ciências jurídico-políticas, curso que concluiu com uma dissertação sobre contra-ordenações. Frequentou ainda os módulos autónomos de Direito da Concorrência, pertencentes aos currículos de uma pós-graduação (2004) e de um LLM (2009), na Universidade Católica Portuguesa.

Profissionalmente, estagiou na PMBGR – Pena, Machete, Botelho Moniz, Nobre Guedes, Ruiz & Associados, Sociedade de Advogados, entre 1999 e 2002, ano em que integrou a Rui Pena, Arnaut & Associados – Sociedade de Advogados, R. L., onde esteve ligado aos departamentos de Contencioso e de Direito Penal/Contra-Ordenacional até finais de Novembro de 2009.

Idiomas: Português, Inglês e Francês.

Estudos Publicados:

- «O Abuso de Confiança Fiscal no Regime Geral das Infracções Tributárias», Fiscalidade, n.º 13/14, Janeiro/Abril de 2003, Edição do Instituto Superior de Gestão;

- «Sobre a Promoção da Execução Fiscal pelos Serviços de Finanças», Fiscalidade, n.º 18, Abril de 2004, Edição do Instituto Superior de Gestão;

- «Sobre o Conceito Material de Contra-Ordenação», Julho de 2006, edição conjunta da Universidade Católica Editora e da Rui Pena, Arnaut & Associados - Sociedade de Advogados, R. L.;

- «O Direito à Palavra, o Direito à Imagem e a Prova Audiovisual em Processo Penal», Revista da Ordem dos Advogados, Ano 67, II, Lisboa, Setembro de 2007;

- «Liberdade de Imprensa e Segredo de Justiça - Perspectivas de Harmonização», Lusíada, Série II, n.º 6, Lisboa, 2006;

- «Inexistência de Responsabilidade Contra-Ordenacional pela Entrega Tardia de IVA Não Recebido - A Jurisprudência do STA e do TCA Sul», Fiscalidade, n.º 34, Abril/Junho de 2008 (em co-autoria com Paula Braz Machado);

- «Breves Reflexões Sobre Alguns Aspectos da Responsabilidade Penal dos Administradores e Gerentes das Empresas em Caso de Insolvência», Estudos em Homenagem ao Professor Paulo de Pitta e Cunha, Volume III, Almedina, Julho de 2010.

• Nelson Pimentel Louro

Licenciado pela Universidade Lusíada de Lisboa em 2000, na vertente de ciências Jurídico-Comerciais.

Profissionalmente, estagiou na Pupo Correia, António Tomás & Caboz Santana – Sociedade de Advogados, a qual integrou como colaborador e advogado associado até Abril de 2012, ligado ao departamento de Contencioso, tendo também desempenhado a sua actividade nas áreas do Direito Comercial, Direito Civil, Direito da Família e Menores e Direito Penal/Contraordenacional.

Entre Abril e Junho de 2012, exerceu a advocacia a título individual.

Em Julho de 2012, integrou a Lumbrales & Associados – Sociedade de Advogados, SP, RL., como associado, e em 2016 como sócio, onde desempenha funções nas áreas do Contencioso, Direito da Família e Menores, e Direito Comercial e Societário.

Idiomas: Português e Inglês.